A iniciativa anual da Câmara Municipal de Odivelas, “Cinema ao Luar”. Vai acontecer de 6 a 28 de setembro levando êxitos cinematográficos, com entrada gratuita, às sextas e sábados, às 21h30, às freguesias da Caneças, Olival Basto, Pontinha e Odivelas.
Pontinha – antigo mercado
Sexta-feira, 06 de setembro
Profissão: Perigo (The Fall Guy)
Drama, Comédia, Ação. 126”. 2024. M/12. min 2024 M/12 | Realizador: David Leitch| Elenco: Emily Blunt, Aaron Taylor-Johnson, Hannah Waddingham e Ryan Gosling.
Há muito que Colt Seavers (Ryan Gosling) se habituou a estar por detrás do herói em todas as histórias em que participa. Ele é, afinal, apenas um duplo, que serve para tornar mais espetaculares as cenas onde entram os grandes actores e fazê-los parecer mais corajosos, resistentes e atléticos.
Neste momento, encontra-se nas rodagens de um filme realizado por Jody Moreno, por quem é loucamente apaixonado. A sua função tem sido fazer as cenas perigosas de Tom Ryder (Aaron Taylor-Johnson), um conhecido ator que, depois de se ter envolvido com pessoas muito pouco recomendáveis, desapareceu sem deixar rasto.
Tido como um faz-tudo pela equipa de filmagens, dão-lhe a responsabilidade de encontrar Tom. Tarefa que, apesar de muito relutantemente, Colt aceita para provar a Jody o seu valor.
Sábado, 07 de setembro
Garfield – O Filme (The Garfield Movie)
Realizador: Mark Dindal
Elenco: Chris Pratt (Voz) , Hannah Waddingham (Voz) , Samuel L. Jackson (Voz) , Ving Rhames (Voz)
Garfield era ainda um gatinho quando resolveu adoptar Jon, numa altura particularmente solitária da vida dele. O tempo passou, o gato cresceu (e engordou), mantendo-se sempre fiel à sua natureza preguiçosa, comilona e divertida.
Mas a placidez da sua vida ao lado de Jon e de Odie, o seu companheiro canino, muda drasticamente quando Garfield se cruza com Vic, o seu aventureiro – e muito irresponsável – progenitor. Embora Garfield tenha grandes dificuldades em admiti-lo, há entre ele e Vic muito mais em comum do que parece à primeira vista.
Um filme de animação que se baseia na famosa personagem criada em 1976 pelo cartunista norte-americano Jim Davis. A versão dobrada em português conta com as vozes de Luís Barros, Pedro Laginha, José Raposo, Leonor Alcácer, Cláudia Cadima, Ana Cloe e Paulo Calatré.
Olival Basto – Ringue de Futebol
Sexta-feira, 13 de setembro
DeadPool & Wolverine (Deadpool and Wolverine)
Realizador: Shawn Levy
Elenco: Morena Baccarin, Hugh Jackman, Ryan Reynolds, Karan Soni, Rob Delaney, Emma Corrin
Wade Wilson já não usa o fato de Deadpool, o anti-herói mercenário pansexual, e vive como civil. Passaram-se seis anos desde as suas aventuras em “Deadpool 2”, de David Leitch. Mas o multiverso está em perigo e a Autoridade de Variância Temporal, um organismo que existe fora do tempo e do espaço, recruta-o para uma missão. Wilson não quer nada participar, mas quem quer isso ainda menos é Wolverine, que também é chamado para salvar o dia. Esta junção terá consequências graves para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel.
Uma comédia de ação de super-heróis que vê Ryan Reynolds como Deadpool a voltar a juntar-se a Hugh Jackman como Wolverine pela primeira vez desde “X-Men Origens: Wolverine”, de Gavin Hood, que marcou a estreia de Reynolds nessa personagem, numa versão bem diferente da que passou a encarnar desde o primeiro “Deadpool”, de Tim Miller, estreado em 2016. É agora Shawn Levy, responsável por filmes como “À Noite, no Museu”, “Uma Noite Atribulada” ou “Free Guy: Herói Improvável”, quem toma as rédeas desta saga que ainda é co-escrita por Rhett Reese e Paul Wernick com o próprio Reynolds, entre outros.
Sábado, 14 de setembro
Divertida Mente 2 (Inside Out 2)
Animação, 96’. 2024. M/6. EUA, JAP
Realizador: Kelsey Mann
Elenco: Kensington Tallman , Amy Poehler , Maya Hawke , Liza Lapira
A Alegria, o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza são cinco emoções que vivem no quartel-general do cérebro de Riley, onde a Alegria – a capitã – tenta equilibrar os estados de espírito e, simultaneamente, fazer com que a vida dela nunca deixe de ser feliz.
Mas, agora que a menina acabou de fazer 13 anos e entrar oficialmente na adolescência, onde terá de reaprender a lidar com as emoções, o que parecia mais ou menos controlado fica virado de pernas para o ar. E o mais preocupante é a chegada da Ansiedade, uma emoção nova e totalmente desorientada que ameaça causar o caos na vida de Riley e de toda a sua família.
Odivelas – Jardim da Música
Sexta-feira, 20 de setembro
Duna: Parte Dois (Dune: Part Two)
Ficção Científica, Aventura. 166’. 2024. Canadá/EUA
Realizador: Denis Villeneuve
Elenco: Austin Butler , Rebecca Ferguson , Florence Pugh , Timothée Chalamet
Um épico interplanetário onde Timothée Chalamet dá vida ao jovem Paul Atreides, nascido numa sociedade feudal, onde várias casas nobres se digladiam para obter a especiaria melange, a mais preciosa substância encontrada no universo. Esse condimento alucinogénio, que apenas existe no planeta Arrakis – também conhecido como Dune pela sua imponente paisagem desértica –, é usado para estender a vida humana, fazer viagens interestelares e garantir, a quem a possuir, poderes sobre-humanos.
Nesta segunda parte, voltamos a seguir Paul, dado como morto pelos seus inimigos, quando se junta aos Fremen, um grupo de nativos capazes de sobreviver no deserto e aos gigantescos vermes de areia. Paul, que continua a ter visões e sonhos proféticos, vai adoptar o nome Muad’Dib e começar um duro treino para se vingar dos conspiradores que mataram o seu pai e destruíram tudo aquilo que conhecia. Com a ajuda de Stilgar (Javier Bardem) e de Chani (Zendaya), por quem está apaixonado, Paul Atreides torna-se o líder da rebelião que vai enfrentar corajosamente os Harkonnen.
Depois de, em 1984, David Lynch ter transformado em filme “Dune”, a famosa obra de ficção científica escrita por Frank Herbert (1920-1986), a história foi reinventada em 2021 por Denis Villeneuve, que agora a completa com este filme.
Sábado, 21 de setembro
Gru Maldisposto 4 (Despicable Me 4)
Comédia, Animação. 95’. 2024. M/6. EUA
Realizadores: Patrick Delage e Chris Renaud
Vozes na versão original: Kristen Wiig, Sofía Vergara, Joey King, Will Ferrell e Steve Carell
Vozes na versão dobrada em português: Manuel Marques, Rita Blanco, José Jorge Duarte e Rui Unas.
Vários anos se passaram desde que Gru deixou as suas malfeitorias e se tornou agente da Liga Anti-Vilões. Agora, com a família ao seu lado, ele sente-se realizado como nunca imaginara possível, especialmente desde a chegada do pequeno Gru Jr., um bebé tão adorável quanto maldisposto.
Mas tudo se complica quando vem a saber que Maxime Le Mal, seu inimigo mortal, acabou de escapar da prisão e que, com a namorada Valentina como cúmplice, tenciona acabar com Gru e com tudo o que ele construiu.
Produzido pelo estúdio de animação Illumination Entertainment e com realização de Chris Renaud (responsável pelos filmes Gru – O Maldisposto 1 e 2, Lorax e A Vida Secreta dos Nossos Bichos 1 e 2) e do estreante Patrick Delage, uma comédia animada que continua a história de Gru, o mais adorável dos anti-heróis, que nos foi apresentado pela primeira vez em 2010.
Caneças – Largo do Coreto
Sexta-feira, 27 de setembro
Bad Boys: Tudo ou nada (Bad Boys: Ride or Die)
Ação, aventura. 110’. 2024. M/14. EUA
Realizadores: Bilall Fallah e Adil El Arbi
Elenco: Martin Lawrence, Vanessa Hudgens, Alexander Ludwig e Will Smith
Will Smith e Martin Lawrence voltam a dar corpo aos detetives Mike Lowrey e Marcus Burnett, agentes do departamento de narcóticos. Quando decidem investigar a corrupção dentro da Polícia de Miami, deparam-se com uma armadilha: o Capitão Conrad Howard, já falecido, é descredibilizado e acusado de ter estado envolvido com a máfia romena.
Com toda a equipa de Howard a ser envolvida na conspiração, Lowrey e Burnett são postos em causa pelas autoridades. Enquanto tentam escapar a tudo aquilo, os dois vêem-se forçados a trabalhar à margem da lei para resolver o caso de forma a repor a credibilidade do seu mentor… e a sua.
Sábado, 28 de setembro
Revolução (Sem) Sangue
Drama, Histórico, 103’. 2024. M/12. Portugal
Realizador: Rui Pedro Sousa
Elenco:
Dinarte de Freitas, Rui Pedro Silva, João Arrais, São José Correia, Helena Caldeira e Rui Pedro Sousa
Até ao dia da Revolução dos Cravos, o histórico 25 de Abril de 1974, os portugueses foram forçados a seguir as regras da ditadura. Mas nesse dia, o regime ditatorial do Estado Novo vigente desde 1933, foi deposto e a história do país entrou num novo capítulo.
O golpe foi preparado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) composto, na sua maioria, por capitães que tinham participado na Guerra Colonial, com o apoio de oficiais milicianos e uma enorme adesão da população, que se recusou a ficar em casa.
Como a resistência do regime foi quase nula, a violência foi pouco significativa. Mas, apesar de pouco se falar nisso, a liberdade custou a vida a cinco pessoas — entre as quais um soldado, um estudante universitário e um funcionário administrativo — surpreendidas pelas balas da DGS (a polícia política criada, em 1969, para substituir a PIDE), durante o cerco ao seu quartel-general.
O argumento do filme assenta em factos reais e segue os passos das vítimas entre os dias 24 e 26 de abril de 1974, com o arranque da Revolução até à data dos seus funerais.