
Foi finamente adjudicada a construção das instalações das instalações da Divisão Policial de Odivelas. Vinte e nove anos depois da criação do concelho de Odivelas finalmente, em 2027, poderemos ter a nossa divisão policial.
Depois do primeiro concurso realizado em agosto do ano passado ter ficado deserto sem que nenhuma empresa tivesse concorrido por considerarem os valores baixos, a Câmara Municipal de Odivelas lançou novo concurso, com reforço de verbas e a empreitada de construção foi agora adjudicada com um custo de 11,4 milhões de euros.
Desejo antigo das populações e dos Órgão autárquicos do concelho a esperança começou a nascer quando em 2009, o então ministro da Administração Interna Rui Pereira (PS) assinou um protocolo com o município de Odivelas, estimando um investimento de cerca de 3 milhões de euros e a conclusão da obra em 2012.
Nove anos depois, em 2018, o Governo e a Câmara Municipal de Odivelas voltaram a assinar novo protocolo, estimando um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros e a conclusão da obra em 2020. Em abril de 2023, o anterior Governo aprovou em Conselho de Ministros um contrato de cooperação com a Câmara de Odivelas para a construção das instalações da divisão da PSP do município.
Nos termos desse contrato a Câmara de Odivelas investiria cerca de 4 milhões de euros na construção das instalações cabendo ao Governo assegurar a verba restante. A Câmara de Odivelas cedeu também o terreno e suportou os custos com o projeto de execução, num valor estimado de 250 mil euros.
A futura Divisão Policial de Odivelas acolherá, além dos serviços administrativos da unidade, o efetivo da 71.ª Esquadra (Odivelas) e diversas valências especializadas, incluindo trânsito, investigação criminal, intervenção e fiscalização policial.