CDU realizou ação de contacto com os utentes do Hospital Beatriz Ângelo

A CDU realizou no dia 4 de Abril uma ação de contacto com os utentes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com a presença de Gonçalo Caroço e Florentino Serranheira, candidatos da CDU às Presidências da Câmara Municipais de Loures e Odivelas, respectivamente, acompanhados de Cláudia Madeira, dirigente do PEV e outros activistas da CDU.

Para esta força política «A decisão do Governo de criar novas Parcerias Público-Privadas (PPP) na saúde, onde se inclui o Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e, provavelmente, 17 unidades de cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde (ULS) Loures Odivelas, constitui um novo e grave passo na estratégia de ataque e destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS)» e, por isso, «A CDU, assume o compromisso de tudo fazer para exigir do poder central um Hospital e Centros de Saúde com gestão pública, com prioridade para a medicina preventiva, ao serviço da população e dos seus profissionais», porque «Só um SNS público, universal e gratuito pode assegurar que a saúde é para todos e não só para alguns»

A CDU considera, ainda, que «Só um hospital com gestão pública pode garantir que a triagem não é feita em função das condições económicas de cada utente, e pode impedir que a saúde se transforme num negócio que dá milhões aos privados, e deixa de fora todos os que não podem pagar».

Para a coligação «A atual situação do HBA tem culpados. O tempo de espera das urgências é o resultado do desinvestimento no SNS; dezenas de milhares de utentes dos concelhos que o HBA abrange, não têm médicos de família e as urgências são, para esses, a única porta de entrada nos cuidados de saúde. A essa pressão nas urgências soma-se o desinvestimento das políticas governamentais fomentando, por exemplo, a contratação de tarefeiros em vez de profissionais com dedicação exclusiva, profissionais comprometidos e envolvidos no projeto».

Com o fim da PPP, sublinha a CDU, «o Grupo Loures Saúde levou consigo muitos profissionais, deixando o HBA sem capacidade de resposta e levando à degradação do seu serviço. Os governos do PS e do PSD nada fizeram para resolver os problemas do HBA, para que seja mais fácil impor esta privatização encapotada.

Querem fazer crer à população e aos utentes que temos que escolher entre a gestão pública que, por falta de desinvestimento, actualmente, não responde às necessidades, e uma gestão privada que “resolve os problemas do SNS”, o que não é verdade.

O que de facto temos que decidir é a defesa do SNS de qualidade para todos, sem discriminações, e que aposte na prevenção da doença.

A falta de camas no HBA tem origem na falta de resposta da comunidade para doentes com alta hospitalar; são doentes que podem ir para um lar ou para cuidados domiciliários, e que não vão porque faltam as respostas sociais».

Dizem os candidatos da CDU às autarquias de Loures e Odivelas: «Ao contrário de outros, não aceitaremos nunca que as valências do HBA e as respostas dos cuidados de saúde primários sejam escolhidas em função do lucro ou que as urgências sejam encerradas para permitir que a lógica do negócio da doença substitua a lógica da saúde preventiva.

Nós, ao contrário de outros, não abandonamos os munícipes à sorte do negócio da doença, seja nos hospitais privados sejam nos públicos geridos na lógica do lucro. 

Por isso, assumimos o compromisso, perante os utentes do HBA e dos centros de saúde da ULS Loures Odivelas, e perante os profissionais destas unidades de saúde, que a nossa prioridade será a defesa de um serviço público dotado com os recursos necessários, eficiente e que sirva todos os seus utentes».

  • Diário de Odivelas - Redação

    Related Posts

    Interrompida a circulação na linha Amarela entre Odivelas e o Lumiar

    As fortes chuvadas que se fizerem sentir na tarde deste sábado, 12 de abril, inundaram a plataforma de embarque na Estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa o que levou…

    Interrupção no abastecimento de água em Odivelas, Pontinha e Famões, no dia 14 de abril

    Os SIMAR (Serviços Intermunicipais de água e Resíduos) de Loures de Odivelas informam, em comunicado, que no dia 14 de abril, entre as 08h00 e as 24h00, haverá interrupção no…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Publicidade

    Interrompida a circulação na linha Amarela entre Odivelas e o Lumiar

    Interrompida a circulação na linha Amarela  entre Odivelas e o Lumiar

    Este Sábado, 12 de abril, na BMDD

    Este Sábado, 12 de abril, na BMDD

    CDU realizou ação de contacto com os utentes do Hospital Beatriz Ângelo

    CDU realizou ação de contacto com os utentes do Hospital Beatriz Ângelo

    Haiku 12

    Haiku 12

    Interrupção no abastecimento de água em Odivelas, Pontinha e Famões, no dia 14 de abril

    Interrupção no abastecimento de água em Odivelas, Pontinha e Famões, no dia 14 de abril

    Diário de Bordo |  São Tomé – Crónica 2

    Diário de Bordo |  São Tomé – Crónica 2