Começou dia 21 a reposição da Circulação no Túnel do Grilo

“A partir do dia 21 de abril será resposta a circulação nas quatro vias da galeria do sentido Sacavém/Algés e no dia 29 de abril ficam também disponíveis as quatro vias na galeria do sentido oposto, Algés/Sacavém”, informa a Infraestru8turas de Portugal.

Esta alteração aplica-se no período diurno, de maior volume de tráfego, no horário entre as 06h00 e as 22h00, sendo que no período noturno serão executados os trabalhos finais de pavimentação e colocação de sinalização, ligações de equipamentos e respetivos ensaios, que obrigam à supressão de uma a duas vias em cada sentido entre as 22h00 e as 06h00 refere a empresa.

Na primeira semana maio, serão terminados todos os trabalhos no interior das galerias, levantado assim todos os condicionamentos no Túnel do Grilo e nos respetivos acessos.

Investimento de 14 milhões de euros na reabilitação da Infraestrutura e Sistemas de Segurança

A empreitada de reabilitação e modernização do Túnel do Grilo, no IC17/CRIL, com um investimento associado de cerca de 14 milhões de euros, teve três grandes grupos de objetivos:

Requalificação da infraestrutura ao nível dos requisitos de segurança, de eficiência energética e de sustentabilidade, para garantir o melhor nível de serviço e a exploração integrada da rede adjacente;

Adequação dos sistemas de segurança de modo a dar cumprimento à Diretiva Europeia, relativa aos requisitos de segurança para os túneis da rede rodoviária transeuropeia e rede rodoviária nacional;

Reforço dos sistemas de comunicação entre o Túnel do Grilo e o Centro de Controlo de Tráfego (CCT), da Infraestruturas de Portugal.

Esta intervenção compreendeu, entre outros, os seguintes trabalhos:

Requalificação da infraestrutura do túnel em betão, com recurso a tratamentos pontuais do betão e pintura da totalidade da extensão das duas galerias do túnel;

Construção, em vala, de novos canais técnicos;

Reabilitação do sistema de drenagem existente, incluindo nos taludes;

Reabilitação do pavimento em toda extensão do túnel;

Reabilitação de um talude;

Construção de um novo edifício técnico;

Substituição e redesenho integral dos sistemas e equipamentos de segurança existentes, em especial: Energia Elétrica; Automação; Ventilação e Controlo de Fumo; Combate a Incêndio; Iluminação; Sinalização e Informação ao Utente; Sensorização e Deteção Automática; Gestão de Tráfego e Supervisão: Sistema de comunicações; Apoio e Intervenção em Emergência.

O Túnel do Grilo, inaugurado em 1998, está localizado no lanço Olival de Basto / Sacavém do IC17 – CRIL e tem atualmente um tráfego médio diário superior a 115 mil veículos.

 

  • Diário de Odivelas - Redação

    Related Posts

    CMO promoveu programa de ocupação de tempos livres

    Em tempo de interrupção letiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Odivelas promoveu, uma vez mais, um vasto programa de ocupação de tempos livres. Destinada a crianças e jovens munícipes…

    Iniciativa Liberal de Odivelas manifesta solidariedade para com os lesados das fortes chuvas de sábado

    A organização de Odivelas da Iniciativa Liberal emitiu um, comunicado onde manifesta a sua solidariedade para com as vítimas das inundações em Odivelas ocorridas no sábado, 12 de abril. Publicamos,…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Publicidade

    Compacto 64

    Compacto 64

    PSP deteve, em Odivelas, homem por posse de arma proibida

    PSP deteve, em Odivelas, homem por posse de arma proibida

    Terminam domingo as Festas da Páscoa em Caneças

    Terminam domingo as Festas da Páscoa em Caneças

    Crónicas do Rafu 1 | Trump continua a dar cartas

    Crónicas do Rafu  1 |  Trump continua a dar cartas

    António Zambujo esta noite na Pontinha para assinalar os 51 anos de Abril

    António Zambujo esta noite na Pontinha para assinalar os 51 anos de Abril

    Haiku 14

    Haiku 14