
O 51º. Aniversário da “Revolução dos Cravos” vai ser assinado pela Câmara Municipal de Odivelas com um conjunto de iniciativas de que se destacam o espetáculo com António Zambujo, na Pontinha, a 24 de Abril e as visitas ao renovado Núcleo Museológico do Posto de Comando, na Pontinha durante o dia 25.
No dia 25 vão decorrer várias visitas ao Núcleo Museológico do Posto de Comando, instalado no local de onde foi comandada toda a operação militar que derrubou o regime fascista que durou 48 anos. Mas de duas décadas depois aquela instalação foi completamente remodelada e modernizada, mas mantém o espírito de contar a história daquele dia libertador. O Posto de Comando está instalado no antigo Regimento de Engenharia 1 e é hoje da Força de Intervenção da GNR.
Cumprindo a tradição, ainda na manhã do dia 25 terá lugar a 46ª. Corrida da Liberdade, que integra a Pedalada da Liberdade, provas organizadas pela Federação das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa e Associação 25 de Abril. Começa às 09h45 junto ao quartel da Pontinha e termina na Praça dos Restauradores.
Ainda no programa das comemorações está patente até 29 de abril, na Biblioteca Municipal D. Dinis, uma exposição com trabalhos de alunos da Escola Secundaria de Odivelas que retrataram os intelectuais que lutaram contra o Estado Novo.
Também na BMDD está patente, desde 01 de abril, a exposição “Rostos de Abril” promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito das comemorações dos 51 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974.