Fundada há 15 anos, a Confraria da Marmelada de Odivelas mudou recentemente a sua designação para Confraria da Marmelada Branca de Odivelas para ficar mais consentânea com a classificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) atribuída pela União Europeia.
Esta decisão da confraria foi tomada a pedido dos produtores de Marmelada Branca de Odivelas e contou com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas.
Para assinalar e celebrar esta mudança a Confraria organizou um “Porto de Honra” que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins; de Luís Costa, em representação do Vereador Edgar Valles; de uma representante da Associação Empresarial Serviços e Comércio de Loures e Odivelas (AESCLO), dirigentes, confrades e confreiras, e de três alunas do 1º ano de educação social do ISCE no papel de freiras do Convento de Odivelas.
Na ocasião usaram da palavra João Pedro, Presidente da Assembleia Geral; Luís Martins, Presidente do Conselho Fiscal; Ana Monteiro, Prioresa da Confraria, e Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas.
João Pedro e Luís Martins consideraram este passo de grande importância na vida a instituição que certamente atrairá mais odivelenses para participar na vida a Confraria e ajudar a cumprir os seus objetivos de promoção deste produto de excelência nascido no Mosteiro de Odivelas.
Ana Monteiro agradeceu a Hugo Martins pelo seu papel nesta mudança e à Câmara Municipal pelo apoio dado. A prioresa sublinhou a pujança da Confraria e as muitas atividades que tem desenvolvido, no país e no estrangeiro, para promoção da Marmelada Branca de Odivelas.
O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas considerou que, como num livro, muda-se a página, mas a história e o caminho são os mesmos. Esta mudança no nome é importante para a vida da Confraria, para a Marmelada Branca e para o Município de Odivelas, sublinhou o edil.
Para Hugo Martins, Confraria e CMO têm um caminho paralelo e não um caminho concorrente. «Ultrapassadas algumas sensibilidades, estão reunidas todas as condições para avançar mais na promoção deste produto único» disse, acrescentando que os produtores são insubstituíveis nesta tarefa.
Fotografias: DO