
No dia 12 de abril foi apresentado um novo espaço, no concelho de Odivelas, dedicados às artes e à cultura, o EMAC (Espaço Multicultural e Artístico de Caneças) um arrojado projeto das Associações Anzol Castiço e Esquerda Alta, em espaço cedido pela Câmara Municipal de Odivelas (CMO) nas instalações da Obra do Padre Abel.
O sonho de Armando Miranda e João Simões, dirigentes das duas associações atrás referidas, de ter um espaço onde a cultura pudesse fluir e que permitisse às várias associações e grupos do concelho desenvolver os seus projetos começou a tomar forma no verão de 2024 quando a CMO respondeu às suas solicitações de cedência de um local para esse objetivo.
No final desse verão as duas associações começaram as obras de transformação da antiga arrecadação degradada num espaço com auditório, camarins e instalações de apoio enquanto decorria o processo burocrático, moroso, necessário à elaboração do protocolo de cedência que foi assinado pela autarquia e pelas duas associações no início deste mês de abril.
Na mesa do evento estiveram os presidentes das associações Anzol Castiço e Esquerda Alta, respetivamente João Simões e Armando Miranda, o Vereador da CMO, Edgar Valles e o Presidente da União das Freguesias da Ramada e Caneças, Manuel Varela, eleitos na Assembleia de Freguesia e membros do executivo da Junta, bem como representantes de vários partidos políticos com estruturas no concelho.
As apresentadoras do evento foram Marta Pina e Mariana Rochinha.
Com um auditório com capacidade para quase 100 pessoas, o EMAC está aberto a outros projetos e associações que queiram divulgar o seu trabalho.
No final do evento a DO TV falou com os presidentes das duas associações, Armando Miranda e João Simões, com o Vereador Edgar Valles e com o Presidente da Junta da União das Freguesias da Ramada e Caneças, Manuel Varela.