O Salão Nobre da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões recebeu, a 26 de abril, a I Assembleia de Freguesia Jovem, inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, que contou com a participação de 18 membros da Assembleia e do executivo da Junta de Freguesia de Pontinha e Famões, bem como do Presidente da Assembleia e teve como ordem de trabalhos, a apresentação do Projeto “A Rua Somos todos” e a aprovação da Proposta do Orçamento Participativa jovem “Bancos do Jardim“.
Esta Assembleia, intitulada “Ouvir a voz dos alunos“, é o culminar do projeto “Se eu fosse Presidente“, iniciado em fevereiro em todas as escolas da freguesia e onde foi possível esclarecer dúvidas, ouvir “reclamações” e pensar em soluções para esta União de Freguesias.
Segundo a autarquia da Pontinha/Famões o projeto “Se eu fosse Presidente” teve como objetivos: «Valorizar o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida como forma de promover o desenvolvimento de competências para uma cultura de democracia; estimular a participação dos Jovens nas decisões da Comunidade a partir da memória coletiva».
No âmbito da iniciativa, “Se eu fosse Presidente“, cerca de 40 alunos, dos 14 estabelecimentos de ensino, tiveram a oportunidade de visitar a Quintinha, na Escola Agrícola da Paiã, o Posto de Comando do MFA, almoçarem na Unidade de Intervenção – GNR, na Pontinha, bem como conhecerem o Mosteiro S. Dinis e S. Bernardo de Odivelas e foram recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins. Na ocasião o edil referiu a importância destas iniciativas que promovem a cidadania ativa junto dos mais novos.
Fonte e Fotografias: JUFPF