O Historiador Pontinhense Jorge Martins, escreveu o livro “Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas” que foi lançado em abril deste ano nas Conferências Democráticas do Posto de Comando, organizadas pelo autor e promovidas pela Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões.
O livro vai agora ser apresentado pelo resistente antifascista, preso pela polícia política do antigo regime, Eugénio Ruivo. O evento vai acontecer no dia 18 de julho, às 18h00, Museu do Aljube, Rua Augusto Rosa, 42, Lisboa.
«Foi no Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, instalado no quartel da Pontinha, que o MFA comandou as operações, sofreu nos momentos de incerteza, prendeu Marcelo Caetano, o paladino do regime, reuniu pela primeira vez a Junta de Salvação Nacional (JSN), ordenou a libertação dos presos políticos, redigiu a maioria dos comunicados à imprensa, alterou o programa do MFA por imposição dos generais António de Spínola e Costa Gomes e realizou a primeira conferência de imprensa da JSN».
O autor
Jorge Martins é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa (2006) e professor de História desde 1978. Pertence ao quadro da Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha, é professor convidado do Instituto Superior de Ciências Educativas – Odivelas e investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE – Lisboa. Tem exercido atividade de formador em centros de formação de professores e é autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio, designadamente, sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos. É autor dos três volumes de Portugal e os Judeus, também publicados sob a chancela Vega.
O livro
Título: “Aqui, Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas”
Autor: Jorge Martins
ISBN: 9789727809295
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: abril de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 234 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280