A importância do rastreio do cancro da mama

O rastreio de base populacional do cancro da mama é muito importante visando detetar cancros em fase tratável, permitindo deste modo baixar a morbilidade (dano geral para a saúde física e mental) e a mortalidade por cancro da mama. O objeto deste rastreio é abranger toda a população feminina entre 50 e 69 anos.

O Rastreio do Cancro da Mama é, legalmente, uma obrigação do estado que, por sua vez, contratualiza este serviço à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Em 2021, passou a realizar-se o rastreio também na região de Lisboa e Vale do Tejo e Setúbal. A LPCC congratula-se porque estava ferido o princípio da equidade se uma utente pudesse ser rastreada em Beja, mas não em Lisboa. Este alargamento da área de rastreio é para nós uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade por nos permitir divulgar o trabalho da LPCC não só na prevenção secundária (deteção precoce do cancro) mas também nas suas outras valências: prevenção primária do cancro, apoio direto ao doente oncológico e estímulo à investigação e formação em oncologia.

Vale a pena atentar em 5 características deste rastreio que organizamos:

  • Acessibilidade: A LPCC dispõe de Unidades Móveis de Rastreio que cobrem o território, o que permite a todas as utentes efetuar o rastreio sem terem de se sujeitar a grandes deslocações.
  • Avanço tecnológico: Todos os mamógrafos são de última geração (digitais diretos) e a LPCC dispõe de um moderníssimo sistema de armazenamento e comunicação de dados, especialmente concebido para este fim.
  • Segurança: A LPCC cumpre sempre em excesso as recomendações de segurança nos seus espaços e unidades móveis (de acordo com um inquérito realizado às nossas utentes, 97% sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas nossas instalações e com a nossa equipa técnica). Além disso, usamos sofisticados sistemas informáticos para que os dados das utentes nunca possam ser acedidos para outro fim diferente do próprio rastreio.
  • Comodidade: As unidades móveis são modernas, práticas, cómodas, e foram concebidas especialmente para a LPCC, permitindo levar tecnologia e meios humanos às utentes.
  • Excelência técnica: Os radiologistas coordenadores do nosso rastreio, Dr. José Carlos Marques e o anterior Dr. Fernando Lage, são reconhecidos como “experts” entre os médicos radiologistas na mamografia em geral e no rastreio do cancro da mama em particular. A equipa de radiologistas por ele dirigida efetua uma reunião de consenso cada vez que existe uma pequena dúvida ao classificar a mamografia. As técnicas de radiologia que dão apoio às unidades móveis e ao centro de aferição e leituras são experientes e efetuam anualmente ações de formação programadas pelo coordenador do rastreio.

Por tudo isto, vale a pena divulgar o Rastreio do Cancro da Mama. Vale a pena confiar. Vale a pena fazer. E assim salvamos vidas.

Dr. Rui Oliveira Soares

Médico (vogal da direção e responsável pela Prevenção Secundária da LPCC – Núcleo Regional do Sul)

  • Diário de Odivelas - Redação

    Related Posts

    “Mês Sénior” levou Noite de Fados ao Polivalente de Odivelas

    No âmbito do “Mês Sénior” iniciativa anual da Câmara Municipal de Odivelas, o fado aconteceu na noite de 30 de Outubro no Pavilhão Polivalente de Odivelas. Acompanhados por João Simão…

    Workshop “PME e os direitos dos consumidores

    No dia 31 de outubro decorreu na Quinta do Espirito Santo, em Odivelas, o Workshop “PME e os direitos dos consumidores”, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas em parceria com…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Publicidade

    Carla Fonseca lança livro infantil este sábado

    Carla Fonseca lança livro infantil este sábado

    PSP deteve dois homens na Pontinha por suspeita de tráfico de estupefacientes

    PSP deteve dois homens na Pontinha por suspeita de tráfico de estupefacientes

    Sociedade & Ambiente | Só uma economia verde salvará o Planeta e a Humanidade

    Sociedade & Ambiente | Só uma economia verde salvará o Planeta e a Humanidade

    O armário dos contos | “O contador da história” na Comuna

    O armário dos contos | “O contador da história”  na Comuna

    Mais de mil escuteiros, em Odivelas, no Festival Nacional da Canção Escutista

    Mais de mil escuteiros, em Odivelas, no Festival Nacional da Canção Escutista

    Conversas Com Alma – edição de 10 de novembro

    Conversas Com Alma – edição de 10 de novembro