União das Freguesias da Pontinha e Famões | Dia do Associativismo – Debater e homenagear

O Auditório Nuno Álvares Pereira, na Unidade de Intervenção da GNR, na Pontinha, recebeu no dia 13 de abril, a iniciativa anual da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões denominada Dia do Associativismo com duas vertentes: o Fórum, onde se debate e a Gala onde se presta homenagem.

 A tarde foi dedicada ao fórum com a abertura a ser feita pelo Presidente da Autarquia, Jorge Nunes que abordaremos noutra peça do Dário de Odivelas.

O evento contou com dois painéis:

O associativismo na Criação de Comunidade; com Patrícia Almeida e João Guerreiro e moderação de Alexandra Teixeira.

O Associativismo na Promoção da Saúde Mental; com Mónica Nunes e Isidro Miguel e a moderação de Olga Silva

Após os painéis seguiu-se um debate que foi moderado por Alexandra Teixeira e Olga Silva.

O encerramento do Fórum esteve a cargo do Vogal João Tomás que abordaremos noutra peça.

Terminado o Fórum realizou-se um jantar que contou com cerca de 100 pessoas permitindo a continuação do convívio e da partilha entre os representant6es das várias associações da União de Freguesias.

A noite foi de homenagens e distinções com a Gala do Associativismo a abrir com a projeção de um vídeo com vários momentos das atividades desenvolvidas ao longo de 2023 pelas várias associações da União de Freguesias seguindo-se uma brilhante atuação da Tuna de Gerações criada pela autarquia e dirigida por Marco Vieira.

Movimento Associativo – Um trabalho inestimável na cultura, no desporto e na comunidade, tornando o território mais coeso

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, enviou um cumprimento especial ao Movimento Associativo da União de Freguesias «Pelo trabalho inestimável que, ao longo do tempo, têm vindo a desenvolver na cultura, no desporto, na comunidade, tornando estas freguesias e o concelho num território mais coeso».

Edgar Valles referiu que Odivelas é um concelho jovem e de jovens, demonstrado pela vitalidade dos clubes, associações e coletividades. Um território orientado para as pessoas e onde se erguem projetos desportivos, culturais e recreativos «Que oferecem aos cidadãos múltiplas possibilidades de experimentar, fazer ou simplesmente disfrutar de atividades tão diversas como o futebol , a música, a dança, o teatro ou os jogos tradicionais».

Para o orador é «Nesta diversidade que Odivelas se acrescenta. Neste espaço de encontros em que crianças, jovens, adultos dinâmicos e sérios ativos, se distinguem pelo trabalho em equipa, onde o espírito competitivo resulta na capacidade de estarmos juntos nos momentos de conquista, ou noutros, em que aprendemos e nos tornamos mais fortes».

Edgar Valles afirmou que a Câmara Municipal de Odivelas «Tem boa consciência da Importância de um movimento associativo sólido e preparado» e, por isso, «a política de apoio do município vai muito além do apoio financeiro anual» ao abrigo do PAMO (Plano de Apoio do Município de Odivelas) tendo sido em 2023 de dezenas de milhares de euros em apoios diretos e indiretos.

Para 2024 a opção municipal, referiu Edgar Valles, foi de aprofundar a relação entre a Câmara e as associações aumentando os apoios já existentes. No que respeita ao desporto foi aumentado o apoio fixo consoante o número de atletas que passa a situar-se entre os 250 e os 500 euros, o aumento do montante máximo dos 3.000 para os 5.00 euros, a valorização das equipas técnicas com novos apoios ou a majoração de 20% dos apoios dados às instituições que possuem instalações próprias e que permitem o investimento e manutenção dessas instalações. No que diz respeito às instalações os clubes, associações e coletividades vêm ainda o teto máximo ser aumentado de 10 para 12 mil euros os apoios para conservação e manutenção e dos 100 para 120 mil euros para obras de recuperação ou requalificação.

Edgar Valles falou ainda das medidas para as Associações de Juventude e Cultura com apoios nas deslocações ao estrangeiro «Para que possam estar mais bem preparadas para uma sociedade cada vez mais global e cosmopolita».

O reforço dos apoios municipais em 2024 também chegaram às associações que trabalham na área social, apoios «Que podem contribuir decisivamente para a melhoria da prestação de serviços e conferir conforto a todos quantos são utentes dessas instituições». O aumento foi de 20% nos apoios diretos para obras de conservação, manutenção, requalificação ou recuperação das instalações. Para a autarquia, sublinhou o orador, o apoio ao movimento associativo não é visto como um custo mas «Um investimento essencial e determinante para o vosso sucesso e, por via dele, o sucesso de toda a nossa comunidade».

Em final de intervenção Edgar Valles desejos a todo o movimento associativo do concelho que continue «A demonstrar esta capacidade de trabalho e motivação. Esta vitalidade de continuar a construir uma comunidade comprometida com valores tão gratos como a solidariedade, o trabalho em equipa, a inovação, a ambição e o espírito de querer sempre mais e melhor para todos quantos, connosco, fazem Pontinha e Famões, fazem Odivelas.

 

Parabém às Associações  pelo trabalho desenvolvido

Distinções de Mérito Desportivo

Equipa Sénior Masculina de Voleibol do Famões Atlético Clube que conquistou o título de Campeão da 3ª divisão.

Equipa Júnior de Futsal do Grupo Recreativo e Cultural Presa Casal do Rato que se sagrou campeã distrital SUB 19 da AFL.

Atletas da CEDEMA que conquistaram nos “Special Olympics Word Games”, em Berlim, em Golfe e Basquetebol, uma medalha Ouro, uma de Prata e uma de Bronze: Cristina Machado, Beatriz Coelho e Iaia Embaló.

Clube Atlético e Cultural

Equipa de Goalball vencedores do Campeonato e da Taça de Portugal da modalidade.

Equipa de Futebol SUB 17 que subiu à 1ª divisão da AFL por serem campeões da 2ª divisão.

Equipas de Distrital de Xadrez que subiu à 3ª divisão nacional e a equipa nacional que militava na 3ª divisão, terminou a época em 1º lugar subindo à 1ª divisão.

Distinções de Mérito Associativo

Grupo Coral dos Pequeno Cantores da Pontinha, instituição onde prevalecem os valores de entreajuda e amizade e tem contribuído para a formação cultural de centenas de jovens da freguesia da Pontinha.

 

 

 

 

  • Diário de Odivelas - Redação

    Related Posts

    “A Rua é do Povo” – entrevistas

    O Grupo de Teatro da Escola do Ensino Básico Goncalves Crespo, na Pontinha, apresentou nas ruas da vila pontinhense a sua mais recente peça “A Rua é do Povo” integrada…

    Pequenos Cantores da Pontinha na Sessão Solene dos 50 anos de Abril, na Pontinha

    Na Sessão Solene dos 50 anos do 25 de Abril, realizada pela União das Freguesias da Pontinha e Famões, atuaram os Pequenos Cantores da Pontinha. A DO TV filmou essa…

    One thought on “União das Freguesias da Pontinha e Famões | Dia do Associativismo – Debater e homenagear

    1. O Diário de Odivelas é um meio de comunicação indispensável para saber o que acontece em todo o município, em todas as freguesias. Sinto a sua independência e o esforço para estar em todo o lado. Quantos municípios podem contar com um meio como este? O meu apreço por tanto trabalho. Obrigado da minha parte.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Publicidade

    “A Rua é do Povo” – entrevistas

    “A Rua é do Povo” – entrevistas

    Pequenos Cantores da Pontinha na Sessão Solene dos 50 anos de Abril, na Pontinha

    Pequenos Cantores da Pontinha na Sessão Solene dos 50 anos de Abril, na Pontinha

    “Estórias de um Contrabandista da Raia da Andaluzia e Alentejo” apresentado na BMDD

    “Estórias de um Contrabandista da Raia da Andaluzia e Alentejo” apresentado na BMDD

    Conversas do Alma. O 3º D

    Conversas do Alma. O 3º D

    1.700 Karatecas no Multiusos de Odivelas

    1.700 Karatecas no Multiusos de Odivelas

    “Concertos na Casa” levou o Odivelense Tomás Cardoso à Casa da Juventude

    “Concertos na Casa” levou o Odivelense Tomás Cardoso à Casa da Juventude