Saúde para Tod@s | Dia Mundial da Esclerose Múltipla

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado, anualmente, na última quinta-feira de maio, desde 2009. Tem como propósitos unir a comunidade global na partilha de experiências, consciencializar a população sobre as características desta doença e incentivar a medidas e políticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença e daquelas que as rodeiam. Desde que surgiu, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla tem sido um evento fundamental para os doentes, cuidadores, profissionais de saúde e defensores desta causa, em todo o mundo.

O que é a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crónica e degenerativa, de caráter autoimune e inflamatório, onde o sistema imunitário reconhece, erradamente, a camada protetora dos nervos, chamada bainha de mielina, como um corpo estranho. Isto leva à sua destruição progressiva e irreversível ao longo do tempo, o que resulta em falhas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. A doença pode, assim, apresentar-se com uma grande variedade de sintomas como fadiga, perda de força muscular, sensação prolongada de dormência/formigueiro, problemas na visão ou alterações cognitivas.

Esta doença surge, geralmente, em jovens adultos entre os 20-40 anos e é mais comum em mulheres. Estima-se que afete mais de 2,3 milhões de pessoas no mundo e cerca de 8 mil portugueses.

Progressão da doença

Não se sabe ao certo o que determina a evolução da doença, mas sabe-se que esta pode evoluir de uma forma remitente (a mais comum) – ocorrem surtos sucessivos com remissão sintomática e sem progressão contínua da doença – ou de forma progressiva – onde a doença evolui de uma forma lenta, mas contínua.

Numa fase avançada da Esclerose Múltipla, as pessoas podem desenvolver algumas incapacidades, como dificuldades na marcha e perda de controlo dos esfíncteres, que levam a uma redução significativa na sua qualidade de vida.

Importância do diagnóstico

Para fazer o diagnóstico, é necessária a realização de ressonância magnética e punção lombar que mostrem resultados compatíveis com a sintomatologia e com a doença.

É muito importante fazer o diagnóstico o quanto antes, pois o tratamento precoce da doença pode minimizar a recorrência das crises, atrasar a progressão da doença e reduzir incapacidades futuras.

A diversidade de sintomas da Esclerose Múltipla e a ausência de marcadores específicos podem atrasar o diagnóstico, por essa razão, é importante educar a população sobre a doença e capacitar os profissionais de saúde para um reconhecimento precoce dos sintomas.

Objetivos do Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Este ano, a campanha tem como tema “O Meu Diagnóstico de Esclerose Múltipla”, com foco na necessidade de um diagnóstico precoce e tem como principais objetivos:

  1. Consciencializar a população – educar as pessoas sobre as caraterísticas da doença; desmistificar crenças e preconceitos e promover um maior apoio aos portadores da doença;
  2. Possibilitar a união das pessoas – permitir aos portadores da doença e aos cuidadores a partilha de experiências pessoais e o apoio mútuo, permitindo um sentido de comunidade imprescindível ao bem-estar mental e psicológico;
  3. Defender a mudança – criar uma plataforma de defesa de direitos; incentivar à aplicação de financiamento para a investigação da cura da doença e promover a melhoria dos cuidados de saúde, garantindo o acesso e apoio de que estas pessoas necessitam.

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é mais do que um dia de consciencialização; é um testemunho da resiliência e da solidariedade da comunidade de apoio à Esclerose Múltipla. Este dia facilita a partilha de informação sobre esta patologia e promove ligações e mudanças, contribuindo para um mundo onde as pessoas com a doença possam viver com melhor qualidade de vida.

Ao celebrarmos este dia importante, mantemo-nos unidos no apoio, na esperança e na determinação para combater a Esclerose Múltipla e melhorar a vida de todas as pessoas afetadas por esta doença desafiadora.

Se tiver interesse em aprender mais sobre a doença ou participar nas atividades do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, pode consultar mais informações no site da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), disponível em www.spem.pt.

 

Autora: Marta de Azevedo Avelar

Interna de Medicina Geral e Familiar

USF Génesis – ULS Loures/Odivelas

  • Diário de Odivelas - Redação

    Related Posts

    O armário dos contos | “O contador da história” na Comuna

    Se há contadores da água, da luz, do gás, porque não haverá um armário cujas gavetas abertas deixam contar histórias da nossa História, a deste país que, para «quem vem…

    “Monóculo, retrato de S. Von Harden” no Teatro Aberto

    Continuo a fascinar-me com os atores, pelo menos com alguns deles. Porque o ator é um travesti, um transformista, dá a voz e o corpo, a máscara a cada nova…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Publicidade

    Carla Fonseca lança livro infantil este sábado

    Carla Fonseca lança livro infantil este sábado

    PSP deteve dois homens na Pontinha por suspeita de tráfico de estupefacientes

    PSP deteve dois homens na Pontinha por suspeita de tráfico de estupefacientes

    Sociedade & Ambiente | Só uma economia verde salvará o Planeta e a Humanidade

    Sociedade & Ambiente | Só uma economia verde salvará o Planeta e a Humanidade

    O armário dos contos | “O contador da história” na Comuna

    O armário dos contos | “O contador da história”  na Comuna

    Mais de mil escuteiros, em Odivelas, no Festival Nacional da Canção Escutista

    Mais de mil escuteiros, em Odivelas, no Festival Nacional da Canção Escutista

    Conversas Com Alma – edição de 10 de novembro

    Conversas Com Alma – edição de 10 de novembro